Nova York recebe máquina de venda automática de NFTs da blockchain Solana​

Neon, um mercado NFT do Solana, permite que você compre NFTs presencialmente com um cartão de crédito, sem a necessidade de criptomoedas.

 

O mundo digital dos tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) está indo para a vida real graças ao Neon, mercado NFT desenvolvido no Solana, que finalizou uma rodada “seed” (quantia destinada a um projeto que ainda está sob desenvolvimento inicial) de US$ 3 milhões em janeiro.

 

A empresa havia lançado a primeira máquina de venda automática de NFTs, localizada na John Street, 29, em Manhattan, em dezembro. Agora, a máquina está disponível 24 horas por dia e permite que colecionadores comprem NFTs do Solana com moedas fiduciárias.

 

NFTs, tokens únicos e desenvolvidos em blockchain que representam a propriedade de um ativo, se tornaram extremamente populares recentemente, conforme o mercado desenvolvido no Ethereum OpenSea registrou mais de US$ 5 bilhões de vendas em janeiro.

 

Mas o OpenSea já teve sua boa dose de desafios e processos judiciais. Outros mercados NFT querem oferecer algo diferente ao consumidor médio.

 

Jordan Birnholtz, diretor de marketing e cofundador do Neon, afirmou que teve a ideia de implementar uma máquina de venda automática de NFTs com seu estagiário Drew Levine em 2021. Birnholtz quer tornar a compra de um NFT o mais fácil possível.

 

“Meu pensamento era que literalmente não existe uma forma mais simples de comprar algo do que em uma máquina de venda automática”, disse ele ao Decrypt.

 

“Criamos [a máquina] porque mostra quão poderoso e fácil pode ser o apoio a artistas digitais e para desmistificar o processo de obter um NFT.”

 

O método clássico do Neon permite que compradores vão a uma máquina de venda automática e comprem um NFT usando cartões de crédito com a bandeira Visa ou Mastercard ou pelos aplicativos para celulares Samsung Pay e Apple Pay.

Em seguida, compradores usam a câmera de seu celular para escanear o QR Code dentro do item dispensado e resgatam o NFT on-line.

 

“Neon começou com fiduciárias porque nossa missão é única: levar artes digitais e o ato de colecionar à maior audiência possível”, disse Birnholtz.

 

Atualmente, a aquisição de um NFT pode ser uma tarefa intimidante aos novatos da Web 3. Usuários devem ir até corretoras de criptomoedas, transferir suas criptos a carteiras digitais e conectar essas carteiras a um mercado NFT on-line.

 

Às vezes, também existem outros pontos de atrito, como a necessidade de pagar taxas de gas por ativos no Ethereum ou ter de lidar com moedas “wrapped” (versões de ativos que se tornam compatíveis com outras redes blockchain).

 

Embora cripto e NFTs tenham se popularizado, ainda não atingiram uma adesão em massa. De acordo com pesquisas recentes, embora 16% dos americanos possuam cripto, quase 80% têm um cartão de crédito ou débito.

 

A máquina de venda automática do Neon permite que grande parte dos 84% das pessoas que não possuem cripto experimentem ter a posse de um NFT.

 

Dito isso, Neon planeja oferecer cripto como uma forma de pagamento em breve. “Iremos aceitar cripto ainda este ano e estamos desenvolvendo isso agora”, garantiu Birnholtz.

 

Diferente de uma máquina de venda automática comum de refrigerantes ou de doces, visitantes do Neon não vão saber exatamente qual NFT vão adquirir.

 

Compradores podem escolher a coleção e terão de inserir um código para dispensar uma caixa específica, mas as caixas não revelam qual NFT específico está sendo adquirido.

 

Mas exemplos dos tipos dos NFTs oferecidos estão nas pareces do local na Cidade de Nova York, dando aos colecionadores uma prévia do que estão comprando.

 

A experiência da máquina de venda automática do Neon parece uma alternativa física do processo on-line de emissão de NFTs, que também envolve a aquisição “cega” de tokens sem saber qual deles você irá receber.

 

Atualmente, a máquina possui dois tipos diferentes de NFTs para venda: Party Pigeons e Project Color. Party Pigeons foram criados especificamente para o Neon pelo artista Typfy. Já os NFTs do Project Color também foram encomendados pelo Neon.

Birnholtz afirma que Neon visa acrescentar mais máquinas de venda automática e artistas ao seu catálogo.

 

“Estamos expandindo nossas máquinas de venda automática para algumas cidades no próximo trimestre. Tendo sanado os desafios técnicos na dispensação e no resgate de NFTs, estamos convidando artistas e criadores a exibirem seus NFTs em nossas máquinas”, afirmou ele.

 

Acrescentou que muitos dos artistas na lista de espera do Neon souberam sobre a marca depois de terem passado pela máquina de venda automática em Nova York.

 

 

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

 


Fonte: PortalBitcoin 

Registro de Prova de Anterioridade na Blockchain

Com Authora Digital você cria provas de anterioridade dos seus arquivos digitais e obras autorais em apenas 1 minuto.

Tudo de forma segura, transparente e com validade legal.

Potencializando o Universo Jurídico através da Tecnologia